domingo, 6 de dezembro de 2009

Sarah Menezes


A judoca piauiense Sarah Menezes (até 48 kg) venceu a final do Mundial Júnior de Judô e tornou-se a primeira brasileira bicampeã do torneio. A decisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (23). A luta foi com a japonesa Hiromi Endo, campeã mundial Sub -17 deste ano, no Ginásio Pierre de Coubertin, em Paris, na França, com transmissão pela internet.

Sarah folgou na primeira rodada e foi direto para as oitavas-de-final. Ela teve a vantagem de ver a vitória de Mahetab El Adawy, do Egito, por um Yuko sobre Jocelyn Gubler, da Suíça, e analisar melhor a adversária, até então desconhecida. Na seqüência, ela encarou Mi-Ri Kim, da Coréia do Sul, e vencia por um Yuko até a primeira metade da luta, quando permitiu o empate. No início do Golden Score, luta de desempate, Sarah conseguiu encaixar um golpe que lhe deu um Yuko e a vitória. Na semifinal, ela derrotou a norte-americana Katelyn Bouyssou com um Ippon por estrangulamento, faltando 2min18seg para o fim.

Agora ela é a primeira brasileira a conquistar dois títulos mundiais na categoria júnior no esporte. Em 2010, com 20 anos, ela não poderá mais competir nas categorias de base. Titular da seleção brasileira principal, ela deverá defender o país no Mundial Sênior, que deve ocorrer no Japão. Em agosto, na edição do mesmo torneio na Holanda, ela estreou com o quinto lugar.

Histórico

A final do Mundial da Tailândia encerrou um ano vitorioso para Sarah. Aos 18 anos, a jovem promessa do judô piauiense virou realidade nacional. Sétima colocada na Super Copa do Mundo de Paris (França), ela surpreendeu a comissão técnica a vencer na estréia a última campeã do torneio. Bronze na Copa do Mundo de Budapeste (Hungria), a piauiense confirmou melhor desempenho que Daniela Polzin, e ficou com a vaga de titular do Brasil na seleção. Foi à primeira mulher do Estado em uma Olimpíada.

Sarah conquistou, em 10 de outubro do ano passado, a medalha de ouro no Mundial de Judô, realizado na Tailândia. O seu melhor desempenho internacional era a conquista da medalha de bronze na sua categoria na Copa do Mundo de Judô realizado em Belo Horizonte, em 2007.

A atleta também tem os títulos de heptacampeã brasileira júnior e campeã sul-americana sênior.

Outras medalhas

Sarah, que começou a lutar aos nove anos, já contabiliza mais de 40 medalhas em campeonatos locais, regionais, nacionais e internacionais de judô.
O presidente da Federação Piauiense de Judô, Danys Queiroz, destacou o resultado da atleta, o mais importante na história do judô do Piauí. "A Sarah vem surpreendendo a cada competição e é uma grande promessa do judô piauiense. Esse resultado mostra a força do nosso judô, o terceiro maior do Brasil em número de atletas e que vem se destacando cada vez mais no cenário nacional e internacional", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário